ISS

Guia IPTU

Declarar serviços,
Emitir guias, DTE

Guia IPTU

Emitir Certidão de Baixa

Guia IPTU

Consultar Substitutos Tributários

Guia de Pagamentos

Dívida Ativa

ISS

Certidão Cadastral Econômica

Guia IPTU

CNAE x Código ISS

Legislação

Legislação

Legislação

Formulários


O que é ISS?


O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS ou ISSQN – é um tributo previsto no art. 156, III, da Constituição Federal de 1988, cuja competência é dos Municípios e do Distrito Federal. Em Duque de Caxias, é disciplinado pelos artigos 104 a 142 da Lei Municipal 1.664/02, bem como em demais institutos normativos, que podem ser acessados através da nossa Seção de Legislação.


Alíquotas para o ISS vigentes no município de Duque de Caxias estão dispostas junto ao Artigo 113º do Código Tributário Municipal.


Como funciona?

O empresário estabelecido no município deverá inscrever-se na repartição fiscal competente antes do início de quaisquer atividades. Após obtida a inscrição municipal, será possível a emissão da Nota Fiscal de Serviço.


Quem paga?

Os profissionais autônomos e empresas prestadoras de serviços estabelecidos no município. Os contribuintes são responsáveis pela emissão das Notas Fiscais de Serviços Eletrônica através de sistema próprio, com o envio da XML da NFS-e para o sistema da prefeitura a fim de que possa ser gerada a guia de pagamento ao final de cada mês. As guias são acessadas no Portal do ISS.


Atenção! No entanto, em alguns casos, a legislação de Duque de Caxias (Art. 124 do CTM) atribui a responsabilidade pela retenção e pagamento a outra pessoa, o responsável tributário. Nesse caso, o ISS retido é devido pelo tomador do serviço (aquele que contrata o serviço) e o pagamento é de sua responsabilidade! Dessa forma, o contratante do serviço paga ao prestador o valor "descontando" o ISS, declara a contratação desse serviço no Portal do ISS, e paga a Duque de Caxias o valor correspondente ao gerar a guia.


Se o tomador do serviço não for estabelecido em Duque de Caxias, não tiver inscrição municipal, e for o responsável pelo pagamento do ISS retido, deverá solicitar Cadastramento para Contribuintes de outros Municípios. Assim, após deferido seu cadastro, poderá declarar as notas fiscais e gerar a guia de pagamento no Portal do ISS.


Simples Nacional

Para o contribuinte que ultrapassou o sublimite do Simples Nacional, tendo que recolher o ISS direto junto ao município, o mesmo deve primeiramente realizar a declaração das PGDAS 48 horas antes do vencimento da Guia de ISS Municipal (em regra, dia 10 do mês subsequente). A partir dessa declaração, o sistema irá verificar se o contribuinte deverá recolher o ISS diretamente junto ao município ou não.


Após a realização da declaração o contribuinte consegue realizar a emissão da guia através do Portal do ISS. A impressão da guia será gerada na opção "Extrato" do menu principal, consultando por guias com status "Aberto".


Para Emitir uma Taxa de Expediente: